Polícias apostam em equipas especializadas no apoio aos turistas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Em Curso Polícias apostam em equipas especializadas no apoio aos turistas

Mensagem por Croco em Sab 08 Jul 2017, 01:00

Polícias apostam em equipas especializadas no apoio aos turistas
São agentes da PSP ou militares da GNR que falam mais do que uma língua e que tiveram formação específica para o serviço
Pela primeira vez, a GNR lançou o programa Turismo Seguro, com a criação de equipas de militares especializadas, com cada elemento a ter a capacidade de falar mais do que uma língua estrangeira e de abordar os visitantes para passar informação útil e conselhos de segurança. "Só no Algarve temos seis dessas equipas", adiantou ao DN o porta-voz do comando geral da GNR, major Bruno Marques, acrescentando que em Lisboa e Setúbal há mais equipas dessas. "Em Lisboa cobrem as zonas de Sintra e Ericeira. Em Setúbal fazem Costa da Caparica e Sesimbra. No Algarve cobrem Albufeira e Vilamoura". Nestas zonas balneares, e durante os meses de julho e agosto, fazem patrulhamento conjunto com militares da Guardia Civil espanhola e da Gendarmerie Nationale francesa que dão um acompanhamento mais personalizado aos seus cidadãos que se encontram de férias em Portugal.

Não é só o domínio do inglês, francês ou castelhano que distingue estes militares. Como exemplificou o porta-voz da Guarda, "devem informar os visitantes para terem atenção às burlas na internet, a saberem onde se localiza o quartel da GNR mais próximo e os parques onde podem estacionar o carro". Recentemente, o comando de Setúbal organizou um seminário sobre turismo e segurança. "Tem havido mais ações de formação noutros comandos sobre o tema", referiu o major Bruno Marques.

A PSP tem o programa Portugal Safer Place, com patrulhamento direcionado nos locais turísticos assegurado por polícias fluentes em uma ou mais língua estrangeira e carros identificados com um logo próprio. À semelhança da Guarda, a PSP também está a fazer patrulhas conjuntas com efetivos do Corpo Nacional de Polícia de Espanha e com a Polícia Nacional de França.


A polícia está também presente nos aeroportos nacionais para distribuir panfletos com informação útil aos turistas e difunde também cartazes nas redes sociais, em várias línguas, com alertas e conselhos de segurança.

Os crimes mais frequentes no Verão são, na área da PSP, o furto no interior dos carros e os furtos sim
ples (sem violência, de carteiras, por exemplo). Na área da GNR são as ofensas à integridade física (agressões), ameaça e coação, difamação, calúnia e injúria, dano, violência doméstica e burlas. No período de junho a setembro de 2016, o distrito com mais participações à Guarda por agressões foi o Porto (637 casos), logo seguido de Braga (413), Aveiro (386) , Faro e Setúbal (383 casos cada). Na violência doméstica, o Porto também liderou (775), seguindo-se Braga (476), Aveiro (458), Setúbal (389) e Faro (342).

As duas forças de segurança estão em alerta máximo no Algarve e com um reforço "qualitativo e substancial" este Verão, como qualificou a ministra da Administração Interna. No caso da GNR, o distrito de Faro tem em permanência 1270 militares que são reforçados nesta época com mais 204 colegas (incluindo seis equipas a cavalo e cinco com cães) e mais 450 elementos da Unidade de Intervenção que serão destacados para os grandes eventos previstos para a região como concentrações de motards, festivais de música ou feiras medievais, entre outros. A PSP conta atualmente com 879 elementos no Algarve e, entre 19 de junho e 17 de setembro, vai contar com mais 29 equipas do Corpo de Intervenção da Unidade Especial da Polícia e quatro equipas de Intervenção Rápida distribuídas entre Faro e Portimão.Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, diz que "gostava de ver a presença das forças de segurança na região ao longo do ano, de outubro a maio, correspondente à evolução turistica". Por exemplo, em maio deste ano ocupação foi de 75% e em outubro do ano passado foi de 80%.
http://www.dn.pt/portugal/interior/policias-apostam-em-equipas-especializadas-no-apoio-aos-turistas-8621306.html
avatar
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 49
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 7875
Mensagem : "As maiores virtudes do homem são: A honestidade e a humildade"

Meu alistamento : 1991 CIP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares