PEDRÓGÃO GRANDE - Dois militares no terreno e um no posto da GNR no dia da tragédia

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Em Curso PEDRÓGÃO GRANDE - Dois militares no terreno e um no posto da GNR no dia da tragédia

Mensagem por иuησ em Seg 26 Jun 2017, 22:42

Relembrando a primeira mensagem :

A Associação dos Profissionais da GNR diz que a Estrada Nacional 236-1, onde morreram 47 pessoas, não foi cortada devido à falta de meios e a falhas nas comunicações.

http://sicnoticias.sapo.pt/especiais/tragedia-em-pedrogao-grande/2017-06-26-GNR-diz-que-estrada-da-morte-nao-foi-cortada-devido-a-falhas-nas-comunicacoes#

COM VIDEO

Última edição por иuησ em Seg 26 Jun 2017, 22:48, editado 1 vez(es)
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14235
Mensagem :
Nuno Miguel Guedes

Coordenador da Região de Lisboa

ASSOCIAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA GUARDA - APG/GNR

Meu alistamento : 2000 - AIP

https://www.apg-gnr.pt/

Em Curso Profissionais da GNR ficaram abandonados na estrada da morte

Mensagem por иuησ em Sex 07 Jul 2017, 14:56

Documento Oficial do Governo confirma o abandono total dos Profissionais da GNR no terreno. Segundo o CM, todas as entidades envolvidas tinham alternativa ao SIRESP menos a GNR, que operou com telemóveis SEM rede. Militares não receberam ordem para fechar aquela ligação rodoviária e ficaram isolados na estrada da morte.
Mais uma vez, e face ao que a imprensa nacional revela, a APG/GNR tem razão no que afirmou recentemente sobre as carências em todos os níveis.
Documentos do Primeiro Ministro de Portugal -http://www.portugal.gov.pt/pt/pm/documentos.aspx

иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Mensagem :
Nuno Miguel Guedes

Em Curso Re: PEDRÓGÃO GRANDE - Dois militares no terreno e um no posto da GNR no dia da tragédia

Mensagem por vmgonçalves em Sex 07 Jul 2017, 16:40

Afinal a culpa não foi do guarda....
E daí, vamos esperar por mais desenvolvimentos...
Quem diria que havia outra rede.... desactivada..... e os rádios recolhidos.....

vmgonçalves
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 811
Meu alistamento : 2 º de 1998 AIP

Em Curso Re: PEDRÓGÃO GRANDE - Dois militares no terreno e um no posto da GNR no dia da tragédia

Mensagem por иuησ em Sab 08 Jul 2017, 00:27

Eu diria ainda mais, mas não vou entrar nessa área pois não me compete.
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Mensagem :
Nuno Miguel Guedes

Mensagem por vmgonçalves em Sab 08 Jul 2017, 12:20

militar

vmgonçalves
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Nº de Mensagens : 811
Meu alistamento : 2 º de 1998 AIP

Mensagem por Rochita em Sab 08 Jul 2017, 19:59

mais do mesmo.....a ver vamos no que dá...
Rochita
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Nº de Mensagens : 315
Mensagem : "a vida é dura para quem é mole..."
Meu alistamento : 1900 e troca o passo....

Mensagem por B_Matos em Sab 08 Jul 2017, 23:09

Viva o SIRESP!
B_Matos
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1139
Mensagem : SL
Meu alistamento : 2070
42º CTG
CpCb - 2011/2012
13º CFG

Mensagem por MiguelBarrancos em Dom 09 Jul 2017, 15:03

E o SIIOP! E muita coisa começada por "S".
MiguelBarrancos
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Nº de Mensagens : 696
Mensagem : camaradagem era a solução para metade dos nossos problemas...
Meu alistamento : 2003

Mensagem por Guarda que anda à linha em Dom 09 Jul 2017, 15:59

Deste texto http://www.aofa.pt/artigos/Cor_David_Martelo_Pentavirato_de_Tancos.pdf que sem duvida nenhuma, em termos de investimento/falta de efetivos, se aplica também às Forças de segurança, retiro este excerto:

Nessas ocasiões, era raro o Comandante/Director/Chefe que deixava de inserir na sua alocução às tropas uma frase deste género: “apesar das sensíveis restrições orçamentais, não deixámos de cumprir a missão”. É claro que essas proclamações expressavam a virtuosa mentalidade castrense de resistir aos infortúnios da época, ao mesmo tempo que davam lustro ao seu próprio desempenho. Mas dessa virtuosa postura retirava o Poder Político uma perversa conclusão: “podemos ir cortando, que eles cumprem na mesma a missão”.

É por estas e por outras, meus Senhores, é que na tragédia de Pedrogão Grande (como em muitos Pedrógãos mais por esse país fora) só tínhamos dois militares no terreno e um no Posto. A maior parte das vezes temos de juntar um de um Posto com outro de outro Posto para se formar uma patrulha. Muitas das vezes temos patrulhas uni pessoais (como se isso estivesse previsto em qualquer regulamento ou estatuto) obrigados a tomar conta de ocorrências pondo em perigo (mais ainda) a sua segurança e integridade física.  

Enquanto tudo isto ocorre, ao mesmo tempo que alguns vão proferindo a tal frase: “podemos ir cortando, que eles cumprem na mesma a missão” Porque alguns daqueles que comandam e gerem as instituições se puseram a jeito. São despejados milhares de milhões de euros dos nossos impostos em bancos privados falidos. Construíram-se centenas de Kms de auto-estradas onde agora quase ninguém circula, entre outros mamarrachos sem utilidade nenhuma. Assim como outras sirespadas mais.

Guarda que anda à linha
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 841
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Mensagem por MiguelBarrancos em Dom 09 Jul 2017, 16:32

Tomar conta de uma ocorrência sozinho?  na... torcia o pé a caminho... 
Ainda este fim de semana, de sexta para sabado, num Destacamento de Portugal, só havia duas patrulhas em 6 Postos... A uma hora de distancia uma da outra!
No entanto houve para pessoal para cerimonias, comemorações, festinhas e exibições.
Isto continua a bater no fundo!
MiguelBarrancos
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Nº de Mensagens : 696
Mensagem : camaradagem era a solução para metade dos nossos problemas...
Meu alistamento : 2003

Mensagem por Helder1980 em Seg 10 Jul 2017, 18:31

GNR não falhou, bombeiros tambem não, Siresp poucas falhas teve, ipma também não falhou, proteçao civil muito menos, o estado nunca falha... desconfiado.

A culpa ainda vai parar a quem infelizmente faleceu.
Assim vai o nosso Pais...
Helder1980
Guarda
Guarda

Masculino
Profissão : Guarda Prisional
Nº de Mensagens : 70

Em Curso Quem lá foi ainda lá está

Mensagem por Guarda que anda à linha em Seg 17 Jul 2017, 19:20

"Alguns militares, de tanto engolir lágrimas, afogaram-se em angústia. Dez estão sob vigilância do gabinete de psicologia da GNR, que montou campanha em Pedrógão. Dois foram encaminhados para o centro clínico."

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-07-16-Quem-la-foi-ainda-la-esta
Guarda que anda à linha
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Profissão : Funcionário publico
Nº de Mensagens : 841

Mensagem por toinojaquim em Ter 18 Jul 2017, 09:39

No meio da catástrofe, há sempre alguém a ganhar com a situação. Lá vai a empresa que gere o SIRESP arrecadar mais uns milhões para actualizar a rede!!
toinojaquim
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Nº de Mensagens : 382
Mensagem : " As massas nunca se elevam ao padrão do seu melhor membro, pelo contrário, degradam-se ao nível do pior"
Meu alistamento : 2003 Portalegre

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares