Elementos da divisão de trânsito da PSP passam para a Polícia Municipal

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Elementos da divisão de trânsito da PSP passam para a Polícia Municipal

Mensagem por dragao em Ter 21 Jun 2016, 01:18

A Câmara de Lisboa informou hoje que está a concluir as negociações com o Governo para o reforço da Polícia Municipal da capital com elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP).
"Nós, no âmbito da Polícia Municipal, temos um défice do ponto de vista de recursos humanos, [mas] estamos finalmente a chegar a um acordo com o Governo para a passagem dos elementos da Divisão de Trânsito da Polícia de Segurança Pública para a Polícia Municipal", declarou o vereador da Segurança da autarquia, Carlos Manuel Castro.
Isso significa que, "dentro de alguns meses, teremos outra capacidade de intervenção na cidade porque teremos mais elementos", vincou o responsável.
No final de fevereiro deste ano, a Câmara de Lisboa informou estar em "diálogo intenso" com o Ministério da Administração Interna (MAI) e com a PSP para vir a ter a competência do policiamento do trânsito, há muito reivindicada.
"Estamos num diálogo intenso que vai no bom caminho e que vai permitir que o município de Lisboa tenha os meios e os recursos para regular o trânsito", afirmou o presidente da autarquia, Fernando Medina (PS), durante uma sessão da Assembleia Municipal de Lisboa.
De acordo com o autarca, a competência - várias vezes reivindicada pelo ex-presidente da Câmara de Lisboa e atual primeiro-ministro, António Costa - será "crucial para gerir a cidade", visto que à Polícia Municipal já cabe o policiamento da via pública.
No início desse mês, a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, disse que o Governo estava "a negociar e a avaliar" a assunção, por parte da Polícia Municipal de Lisboa, de competências na área da regulação de trânsito.
Porém, ressalvou na ocasião que a Divisão de Trânsito da PSP de Lisboa não vai passar para a alçada da Polícia Municipal.
Carlos Manuel Castro, que também é responsável pelo pelouro da Mobilidade de Proximidade da autarquia, falava na conferência "Da mobilidade à acessibilidade - Os transportes nas cidades portuguesas em 2030", que decorreu no Instituto Superior Técnico, organizada pela associação Sistema e Serviços Inteligentes de Transporte.
No encontro, o autarca informou também que a Polícia Municipal de Lisboa vai "começar a ter a visualização do ponto de vista do tráfego da cidade através de câmaras".
"Finalmente chegámos a entendimento e a acordo com a Comissão Nacional de Proteção de Dados para podermos visualizar as imagens, no âmbito [do policiamento] do trânsito", referiu, salientando que esta "vai ser uma questão fundamental para [?] responder de forma mais célere" às situações.
"Em vez de sermos reativos, somos proativos", frisou.
in: Noticias ao Minuto
avatar
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 48
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 18734
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Elementos da divisão de trânsito da PSP passam para a Polícia Municipal

Mensagem por Maldisposto em Ter 21 Jun 2016, 08:07

O anterior presidente da câmara e atual primeiro, já o tinha tentado faze-lo  quando ministro do Mai, agora voltam novamente à carga. piscar
avatar
Maldisposto
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 55
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 340
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Elementos da divisão de trânsito da PSP passam para a Polícia Municipal

Mensagem por Mike 07 em Ter 21 Jun 2016, 16:12

"Porém, ressalvou na ocasião que a Divisão de Trânsito da PSP de Lisboa não vai passar para a alçada da Polícia Municipal."   Com menos 180 Agentes, pouco vai sobrar da atual Divisão de Trânsito.
Não tarde nada, no Porto vai acontecer o mesmo!
avatar
Mike 07
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 42
Profissão : Agente autoridade
Nº de Mensagens : 611
Meu alistamento : 1996

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares