Tópicos similares
Últimos assuntos

Sistema de Segurança Interna: "O actual modelo tem de ser levado ao limite
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Sistema de Segurança Interna: "O actual modelo tem de ser levado ao limite
Criação da figura de secretário-geral do Sistema de Segurança Interna. Podia-se ter isso mais longe, nomeadamente fundir também algumas forças de segurança?
A criação do cargo de SG-SSI foi uma mais-valia. Se se podia ter ido mais longe? Não sei se seria aconselhável. Mexer nas estruturas segurança é sempre complicado. A grande virtualidade do SG SSI foi agregar um conjunto de valências em termos de segurança interna. Não só as forças e serviços de segurança, mas também todas aquelas entidades, com o SIED, por exemplo, que vieram complementar aquilo que é o nosso conceito legal de segurança interna. Cria um espaço de diálogo orientado. É um primeiro passo, não sei se para uma remodelação mais profunda das forças de segurança, mas é um primeiro passo de comunicação, de conjugação de esforços e de coordenação sobretudo no que respeita aos conflitos negativos e positivos de competências.
As vantagens que há pouco enumerou para a fusão dos serviços de informações não se podiam também aplicar às Forças e Serviços de Segurança?
São entidades completamente diferentes. Os serviços de informações são duas micro-entidades. À escala europeia os serviços de informações portugueses são bastante pequenos. Que me recorde só o Luxemburgo tem serviços mais pequenos. A Bélgica ou a Holanda têm quatro a seis vezes mais oficiais de informações do que Portugal. É muito mais complicado fazer mexidas em entidades com a antiguidade, as tradições e a dimensão das forças de segurança...
Mas era desejável? Qual seria o segundo passo?
O segundo passo seria a criação de instrumentos que permitam fazer cumprir a lei e minorar os efeitos negativos da separação das entidades, nomeadamente em matéria de informação criminal. Este modelo tem que ser levado até ao limite, o qual, no meu entender ainda não foi ultrapassado.
As vantagens que há pouco enumerou para a fusão dos serviços de informações não se podiam também aplicar às Forças e Serviços de Segurança?
São entidades completamente diferentes. Os serviços de informações são duas micro-entidades. À escala europeia os serviços de informações portugueses são bastante pequenos. Que me recorde só o Luxemburgo tem serviços mais pequenos. A Bélgica ou a Holanda têm quatro a seis vezes mais oficiais de informações do que Portugal. É muito mais complicado fazer mexidas em entidades com a antiguidade, as tradições e a dimensão das forças de segurança...
Mas era desejável? Qual seria o segundo passo?
O segundo passo seria a criação de instrumentos que permitam fazer cumprir a lei e minorar os efeitos negativos da separação das entidades, nomeadamente em matéria de informação criminal. Este modelo tem que ser levado até ao limite, o qual, no meu entender ainda não foi ultrapassado.
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1724258

Gorby- Sargento-Ajudante

-

Profissão: Guarda
Nº de Mensagens: 1534
Re: Sistema de Segurança Interna: "O actual modelo tem de ser levado ao limite
Até posso estar enganado, mas penso que continua a existir um enorme defice de troca de informações entre as várias entidades! A criação deste SG-SSI, até poderia ser uma mais valia, mas duvido muito que alguém lhe passe informação, principalmente a nivel da PJ!

Edr See- Tenente

-

Profissão: Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens: 4775
Mensagem: Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento: 01SET03 - GIA
Esta conversa de SG-SSi, de troca de informação entre as várias forças de segurança e outras afins só me vem à ideia (não considerando as diferentes grandezas, é claro) os EUA. E lá se foram duas torres gémeas e parte do Pentágono. Organizem-se!!! Não é preciso, na minha opinião, um sistema muito grande, mas sim bem organizado e cooperante entre as várias instituições (sem o problema das quintas). Façam-se os trabalhos de casa bem feitos. Com isto já são 3/4 do caminho percorrido.

vmgonçalves- 2º Sargento

-

Profissão: GNR
Nº de Mensagens: 534
Meu alistamento: 2 º de 1998 AIP
Ser uma excelente ideia é, assim como era o SIIOP (não foi dada a formação a todos), o SIRESP (não está a funcionar 100% passados estes anos todos), a intranet (não existe na maioria dos Postos), o Sitrep pela Intranet (está parado), os pc´s nas viaturas (nem viaturas quanto mais Pc´s)... até os POS foram para as gavetas por causa dos custos de ligação...
Eu tambem tenho muitas ideais, sou um idiota. lol
Eu tambem tenho muitas ideais, sou um idiota. lol

Casper-pt- Furriel

-

Nº de Mensagens: 429
Meu alistamento: 2000
Mas alguem se convençe que os donos das quintas vão partilhar as informações todas?
sim,...
.... e eu sou o Pai Natal.
sim,...
.... e eu sou o Pai Natal.

Paulo B- 1º Sargento

-

Nº de Mensagens: 1240
Mensagem: Eu, não dizia que esta UCC, estava com os dias contados??? Eu avisei....
Meu alistamento: 1995 (AIP)
SIOP, a ver vamos quando se faz tudo por ali.
Santos-Pika- 1º Sargento

-

Profissão: GNR "Militar Operacional"(Elite da Guarda)
Nº de Mensagens: 1311
Mensagem: Para melhorar, é preciso trabalhar, trabalhar, trabalhar.
Meu alistamento: 1997
Bem o SIOP era totalmente desnecessario visto que ja havia o SEI mas as quintas falam mais alto e alguem deve ter ganho mts euros com o SIOP...

ORY- 2º Sargento

-

Profissão: Policia Psp
Nº de Mensagens: 910
Meu alistamento: Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!
Tópicos similares» Sistema de Segurança Interna: "O actual modelo tem de ser levado ao limite
» Sistema de chamados
» Sistema de controle de contas a receber, com calculo de parcelas, recebimento total ou parcial das parcelas (pagamento fracionado)
» Sistema para Vidraçaria
» sistema de telemarketing
» Sistema de chamados
» Sistema de controle de contas a receber, com calculo de parcelas, recebimento total ou parcial das parcelas (pagamento fracionado)
» Sistema para Vidraçaria
» sistema de telemarketing
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: