Policia portuguesa multa espanhois falta "carta verde".

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Policia portuguesa multa espanhois falta "carta verde".

Mensagem por Paulo Almeida em Seg 08 Mar 2010, 15:09

Vejam esta noticia de um jornal da extremadura/Badajoz.
Quem é que está mal ?????????????????????
http://www.hoy.es/v/20100305/badajoz/policia-portuguesa-vuelve-multar-20100305.html

¿Carta verde sí o carta verde no? Ésa es la pregunta que se hacen los conductores extremeños cuando tienen que atravesar la frontera portuguesa. En teoría, el simple resguardo que envían los bancos cuando cargan el seguro del automóvil debería servir de justificante, pero la policía portuguesa no se conforma con este documento y pide la 'carta verde' en los controles que realiza.
Ese impreso se puede solicitar gratuitamente a todas las aseguradoras españolas, pero las empresas del sector garantizan que sólo es obligatorio mostrarlo cuando se sale del espacio europeo común, por lo que es completamente ilógico que se solicite en Portugal. «El seguro queda acreditado con la póliza que cada uno tiene en su país», afirma Joaquín Ortiz, director de la Oficina Española de Aseguradoras de Automóviles.
La teoría es clara, pero la Guardia Nacional Republicana de Portugal ha confirmado estos días que sus agentes de tráfico están solicitando la 'carta verde' tanto a los conductores españoles como a los portugueses. «El resguardo del banco justifica que el seguro está pagado, pero ése no es el documento que se necesita en Portugal. Lo que aquí se precisa para circular es la 'carta verde': incluso se pide a los portugueses», asevera Joao Janeiro, comandante jefe del destacamento de la Guardia Nacional Republicana en Elvas.
Este responsable policial basa su afirmación en un decreto ley fechado en febrero de 2005. «La sanción por no llevarla es de 30 euros y en el caso de los conductores españoles deben abonarlos en el acto».

Paulo Almeida
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Profissão: Soldado/Guarda
Nº de Mensagens: 391
Mensagem: Estou a cumprir pena, mas não roubei ninguém.
Meu alistamento: 03NOV1997

Re: Policia portuguesa multa espanhois falta "carta verde".

Mensagem por PIR666RIP em Seg 08 Mar 2010, 15:55

ÈS de la ostia tio!!!!

PIR666RIP
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Profissão: Soldado da Tropa Militar da GNR
Nº de Mensagens: 1088
Mensagem: I'm a Slave Soldier In a Corrupted Force, My Commanders Are Usless!!!!
Meu alistamento: The First One In Hell!!!

Mensagem por Balístico em Seg 08 Mar 2010, 15:58

Ahahahahahahah...
Entonces nuestros hermanos no quieren circular con la cartita verde?
Pues que nos tiemos mucha penita, mas los treinta euritos tienen que salir de sus carteiritas...
En Portugal mandan los Tuguitas...

Última edição por Balístico em Seg 08 Mar 2010, 16:32, editado 1 vez(es)

Balístico
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Profissão: GNR ora porra! :)
Nº de Mensagens: 968
Meu alistamento: Ora bem, eu inscrevi-me em 2006, o curso começou no fim de 2007, deveria ter terminado em 2008, mas arrastou-se até meados de 2009...
Ah 2070s do catano!

Mensagem por genere em Seg 08 Mar 2010, 16:04

Aqui à uns dias atrás foi lá um cigano ao posto, daqueles que anda com Audi A6 de matrícula espanhola, mas não se sabe muito bem o que faz, a reclamar do mesmo.
Tinha o tal documento carimbado como estava pago, mas foi-lhe passado o Aviso para Apresentação de Documentos pelo DT.

genere
Aspirante
Aspirante

Masculino
Profissão: Militar da GNR
Nº de Mensagens: 3050
Meu alistamento: CFP 2004 AIP ; CPCb 11/12 CFFF

Mensagem por Balístico em Seg 08 Mar 2010, 16:40

Olha que realmente... Devia estar a apertar-me a jibóia quando demos o tal artigo do Código da Estrada que diz que o mesmo não se aplica a ciganos e a espanhóis...
Só pode...

Balístico
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Profissão: GNR ora porra! :)
Nº de Mensagens: 968
Meu alistamento: Ora bem, eu inscrevi-me em 2006, o curso começou no fim de 2007, deveria ter terminado em 2008, mas arrastou-se até meados de 2009...
Ah 2070s do catano!

Mensagem por forum em Seg 08 Mar 2010, 16:45

Desde já faço uma pergunta , se um condutor pagar o seguro pelo multibanco no ultimo dia do pagamento só vai receber a carta verde passados alguns dias depois da confirmação do pagamento chegar a seguradora, será que durante esses quatro ou cinco dias se o mesmo for portador do comprovativo de pagamento não pode circular com o veiculo? Acho que deve imperar o bom senso.

forum
Cabo
Cabo

Masculino
Profissão: PSP
Nº de Mensagens: 179
Meu alistamento: EPP/ SET1997

Mensagem por smelly em Seg 08 Mar 2010, 17:54

eu ja passei por isso.
paguei o seguro, e tinha o comprovativo, so que a carta demorou uma semanita a vir. se alguem me autuasse por nao ter a carta verde, tendo comprovativo de pagamento, gostava de ver a salada que isso ia dar..... bom senso senhores.....

smelly
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Profissão: Militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens: 748
Mensagem: A união faz a força..
Meu alistamento: 2004

Mensagem por genere em Seg 08 Mar 2010, 19:31

forum escreveu:Desde já faço uma pergunta , se um condutor pagar o seguro pelo multibanco no ultimo dia do pagamento só vai receber a carta verde passados alguns dias depois da confirmação do pagamento chegar a seguradora, será que durante esses quatro ou cinco dias se o mesmo for portador do comprovativo de pagamento não pode circular com o veiculo? Acho que deve imperar o bom senso.

Existe um esclarecimento do ISP que diz que um veículo que circule com comprovativo de pagamento do seguro não é autuado por tal.

Aqui o problema pode ser com os veículo de matrícula estrangeira.

genere
Aspirante
Aspirante

Masculino
Profissão: Militar da GNR
Nº de Mensagens: 3050
Meu alistamento: CFP 2004 AIP ; CPCb 11/12 CFFF

Mensagem por Manuel Alves em Seg 08 Mar 2010, 20:05

Nada mais claro!
Em Portugal manda a lei portuguesa.
Quando foi obrigatório o veiculo ter sempre um conjunto de lampadas na Espanha, os Portugueses não tinham na mesma de os comprar para entrar em Espanha?
Não percebo a estupfação de obrigar o estrangeiro a cumprir as regras Portuguesas.
Somos membros da União Europeia, mas, todos os Países têm leis proprias, limites de velocidade, etc. e se os visitarmos teremos sempre que os cumprir ou não?

Manuel Alves
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Profissão: Ainda Guarda
Nº de Mensagens: 572
Mensagem: A única pessoa que pode mudar de opinião é aquela que tem alguma.
Meu alistamento: 2º curso de 1996

Mensagem por Greendevil em Seg 08 Mar 2010, 20:38

é por isto que acontecem cenas destas, pelos legisladores que temos, camaradas atenção a esta situação... existe um acordão europeu do ano de 2003 em que aborda este assunto e que diz a não necessidade de ter carta verde, e se ler-mos a lei do seguro que vem no c.e., lei 291-2007 a mesma fala no dito acordo, mas ñ esclarece qual, alías em vez de explicar só turva quem lê..........o incrivel é ninguem de direito falar nisto e esclarecer ou melhor tira pró lado se corre bem melhor...

Greendevil
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Profissão: gnr
Nº de Mensagens: 80
Meu alistamento: 2002

Mensagem por ressurreição em Seg 08 Mar 2010, 22:23

Os espanhois não teem razão nenhuma, carta verde=certificado internacional de seguro....

ressurreição
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Nº de Mensagens: 205
Mensagem: DESISTIR É FÁCIL, CONTINUAR A CAMINHAR É DIFICIL! PORTANTO FORÇA PARA CAMINHAR...
Meu alistamento: 1988

Mensagem por ipiranga em Seg 08 Mar 2010, 22:38

E nao so os espanhois, Alemaes, Holandeses, Britanicos, Franceses, e estes são o que me passaram pelas mãos nao levavam a carta verde por nao ser obrigatoria nos paises de origem.
Temos pena mamam com o auto

ipiranga
Furriel
Furriel

Masculino
Profissão: GUarda de infantaria
Nº de Mensagens: 499
Mensagem: -------------------------
Nos confins da Ibéria, vive um povo que não se governa, nem se deixa governar
Meu alistamento: 2007, o curso do estagio eterno

Mensagem por AguiAzul em Seg 08 Mar 2010, 23:20

Um condutor quando vai para um país tem que respeitar as regras de transito desse mesmo país, logo, se vier a Portugal um inglês, ele não vai circular pela esquerda, mas sim pela direita, se um Português tiver a carta apreendida por falta de pagamento de uma coima, não pode (legalmente) ir com a guia de substituição para fora de Portugal, pois não vai ter validade, então, qual é a duvida do "Nuestros hermanos"?

O: Artigo 85.º do código da estrada diz: "Documentos de que o condutor deve ser portador"
1 - Sempre que um veículo a motor transite na via pública o seu condutor deve ser portador dos
seguintes documentos:
...
c) Certificado de seguro. (Diz aqui que pode ser um recibo do MB, um papel carimbado ou lá o que seja?)
...
4 - O condutor que se não fizer acompanhar de um ou mais documentos referidos no n.º 1 e no n.º 2 é
sancionado com coima de 60 € a 300 €, salvo se os apresentar no prazo de oito dias à autoridade
indicada pelo agente de fiscalização, caso em que é sancionado com coima de 30 € a 150 €.

Eu sou cliente N-Seguros, e olhem que eles enviam a carta para pagamento cerca de 2 meses antes, por isso, como tenho mesmo de pagar, faço-o logo que possa e muito antes do prazo, recebo a carta verde e estou legal.

Quando se faz um seguro destes por Internet, eles emitem uma folha, que nós imprimimos, vamos ao MB e fazemos o pagamento, a carta verde só vem passados uns 3 a 5 dias, então, desde que Imprimimos o papel até que o pagamento seja efectuado no MB estamos sem seguro, logo que ele seja feito (pagamento) estamos segurados, responsabilidade civil, mas o código da estrada não diz que em caso de fiscalização, esse papel imprimido junto com o talão do MB é valido como prova de seguro.

Um recibo provisório é unicamente uma proposta de seguro, mesmo que seja pago no acto e ao mediador, a companhia de seguros pode não aceitar o seguro, já tive essa experiência, uma pessoa que me apresentou uma certificado provisório, eu pedi-lhe que me fosse mostrar a carta verde quando a tivesse, como ele não me apareceu mais, através do seguronet soube que a companhia de seguros se recusou a segura-lo, logo, na data em que verifiquei o certificado provisório, ele não tinha seguro válido.

Antigamente passava-se o Modelo 613 (MAD - (modelo de apresentação de documentos) e se a pessoa depois mostrasse o seguro válido e feito com data anterior, rasgava-se, agora não pode sr assim, tem que haver auto de contra-ordenação, por isso a solução é elaborar o auto caso tenhamos passado o MAD, e a pessoa faz a contestação do respectivo auto, conforme o previsto na lei, se tem ou não razão, terá que ser as pessoas de direito a dar-lha e não nós no local da fiscalização.

Esta é a minha humilde e sempre insignificante opinião.

AguiAzul
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Profissão: Patrulheiro da GNR
Nº de Mensagens: 1362
Mensagem: =#= SE EU RESPONDESSE A TODAS AS "BESTAS" QUE ME RODEIAM, NÃO TERIA TEMPO PARA RESPONDER A TODOS, E PARA NÃO SER INJUSTO IGNORO-OS, ASSIM ELES DESISTEM!!! =#=
Meu alistamento: 5º alistamento da década de 90. A melhor década que Portugal e os Portugueses, viveram após o 25 de Abril...!!!

Mensagem por JGSI em Ter 09 Mar 2010, 01:25

existe três situações em que o seguro é válido
1ª-Ter a folha verde.
2ª-ter a folha de pagamento e respectiva prova pagamento.
3ª-certificado provisório desde que no mesmo tenha o nº de apolice.

existe um DL que diz isto...
cmp...

JGSI
Cabo-Excepção
Cabo-Excepção

Masculino
Profissão: OPC
Nº de Mensagens: 124
Mensagem: Porque o mundo me empurrou, caí na lama e então... tomei-lhe a cor, mas não sou, a lama que muitos são!!!!
Meu alistamento: GIA06, 2ºPL1ªCI

Mensagem por Alvaro Carvalho em Ter 09 Mar 2010, 10:41

Santos9 escreveu:existe três situações em que o seguro é válido
1ª-Ter a folha verde.
2ª-ter a folha de pagamento e respectiva prova pagamento.
3ª-certificado provisório desde que no mesmo tenha o nº de apolice.

existe um DL que diz isto...
cmp...

Nem mais.

E quanto a termos q levar lampadas suplentes e 2 triangulos p circular em Espanha, isso já foi esclarecido(por eles) q os estrangeiros em Espanha nao têm q respeitar essa lei.

Cumptos

Alvaro Carvalho
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Profissão: GNR/ Reserva,quase na reforma...
Nº de Mensagens: 796
Meu alistamento: \"Verão quente\" de 1975!
MAS,FINALMENTE NA REFORMA!

Mensagem por Nero em Qua 16 Mar 2011, 21:43

O mais insólito, foi o que um colega me contou:
Foi multado por excesso de velocidade em Espanha, e nostro homónimo disse-lhe logo, "se pagas agora tendes 50% de desconto..." hehe.. á pois, por ser estrangeiro se pagar na hora tem direito a desconto, mas só os estrangeiros!
E já agora, sempre somos obrigados a andar com 2 triângulos quando vamos a Espanha? ou é um mito?

Nero
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Profissão: Militar GNR
Nº de Mensagens: 1681
Meu alistamento: 2006

Mensagem por dragao em Sex 18 Mar 2011, 19:13

Atenção ao oficio n.º 34/10/GPCV, de 30 de Novembro de 2010, do Gabinete Português de carta verde.
Refere o seguinte:
O Gabinete Portugues de Carta verde tem, consequentemente, como funções, regular e operacionalizar o sistema de Carta Verde em Portugal.
Nesse âmbito, recebemos do Gabinete Espanhol nosso Congenere um alerta para o facto de. alegadamente, as autoridades de controlo de trafico exigirem por vezes, como prova de seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel dos condutores espanhois que entram em Portugal, a Carta Verde , autuando, na sua falta, os referidos condutores.
De facto a carta verde, em consequência das Directivas Comunitárias em vigor, oportunamente transpostas para o direito interno nacional, deixou de ser o documento único obrigatório como prova de seguro, ainda que em Portugal, continue a ser o meio de prova mais frequente.
Por fim informam:
Estamos certos que as autoridades de controlo de trafico estão devidamente informadas e que, a ter realmente acontecido a situação, tal como nos transmite, não poderá ter deixado de se tratar de uma ocorrência esporádica.

dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Nº de Mensagens: 12093
Mensagem: Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento: Já viste este novo campo no teu perfil?

Mensagem por Sierra Delta em Sex 18 Mar 2011, 19:43

já li esse oficio, enviado ao dispositivo da GNR, por vias hierárquicas.
Confirmo tenho em suporte informático, quem quiser é só pedir.

Sierra Delta
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Profissão: GNR
Nº de Mensagens: 749
Meu alistamento: Alistamento 2006 que começa em 2007 e termina em 2008 e estágio completo em 2009. CFFF

Mensagem por TCosta em Sex 18 Mar 2011, 21:53

Salvo melhor opinião, segundo o Art.º 4 do D.L 291/07 os veículos estrangeiros que circulam em território nacional não são obrigados a possuir seguro de responsabilidade civil. (Portugal não é emissor da chapa de matricula al. c) Art.º 3º do mesmo D.Lei). Logo os veículos estrangeiros não são obrigados a ser portadores da “folha verde”…

TCosta
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Profissão: G.N.R.
Nº de Mensagens: 88
Meu alistamento: 2070

Mensagem por MEO em Sex 18 Mar 2011, 22:01

Por acaso ainda um dia destes num controlo de tráfego efectuado em espanha, ao qual tive oportunidade de assistir, foi abordado o assunto por parte da Guarda Civil, eles não compreendem o porquê de serem autuados por não se fazerem acompanharem de carta verde, é que em Espanha não é obrigatório, só tem carta verde quem o requesitar a seguradora, mas no entanto vão a Portugal e o "Zé da Guarda" está logo com a caneta afiada sem querer saber o porquê da situação...

MEO
Cabo
Cabo

Masculino
Profissão: GNR
Nº de Mensagens: 183
Meu alistamento: 1996

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo